Professor da UEMS fala a respeito de sua atuação em periódico científico

11/04/2021
Professor Doutor Giovane Silveira
Professor Doutor Giovane Silveira

O Prof. Dr. Giovane Silveira atuou de 2015 - 2017 como Secretário Executivo na Revista da Associação Nacional de Pós Graduação em Geografia (ANPEGE). A Revista da ANPEGE apresenta, além das citadas, a seguinte classificação QUALIS CAPES: A2 na área de Geografia, B1 na área de História e B2 nas áreas de Economia e Ensino, entre outras.

Na época em que cursou seu doutorado na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), 2015-2018, o Prof. Dr. Giovane Silveira foi convidado por sua orientadora, Profa. Dra. Lisandra Lamoso (na época, Editora Chefe da Revista da ANPEGE) a atuar no periódico como Secretário Executivo, função que desempenhou durante três anos. O Prof. Dr. Giovane Silveira destaca que tal atividade foi fundamental para sua formação enquanto doutorando. Pois foi um momento em que pode acompanhar todo o trabalho de publicação da produção científica de pesquisadores de reconhecimento regional, nacional e internacional. Os números e volumes das Revista da ANPEGE que contaram com o Prof. Giovane Silveira como Secretário Executivo foram: números 15 e 16 do volume 11 (2015); números 17, 18 e 19 do volume 12 (2016); e números 20, 21 e 22 do volume 13 (2017).

O Prof. Dr. Giovane Silveira relata tal atuação da seguinte maneira: "Evidente que todo aquele que se dispõe a escrever um trabalho na academia, seja relatório de iniciação científica, trabalho de conclusão de curso (tcc), dissertação de mestrado ou tese de doutorado terá que obrigatoriamente realizar uma revisão teórico-metodológica e assim citar tanto autores clássicos quanto contemporâneos. Mas durante minha atuação como Secretário Executivo na Revista da ANPEGE eu tive a oportunidade de recepcionar muitos dos textos que acabaram por se tornar referência bibliográfica de muitos trabalhos científicos. E textos de autores cujos outros escritos são referências contemporâneas tanto teóricas quanto metodológicas. Você recepciona o texto, confere se atende as normas da revista, mesmo que o pesquisador seja referência na área de estudo, e encaminha para os pareceristas, sem identificação de autoria, os quais são especialistas na temática abordada pelo artigo. Caso o artigo seja aprovado então ele será encaminhado para a fila de publicação. Mas se precisar de ajustes e reformulações, então será devolvido para o autor, o qual tem a liberdade para atender aos pontos solicitados e re-encaminhar o trabalho, para que este volte ao parecerista com as alterações solicitadas. E quem fica neste meio de campo entre autores, pareceristas e publicação são o Editor Chefe e o Secretário Executivo. Lembro que nestes três anos era muito difícil abrir a caixa de entrada de e-mail e não ter uma solicitação da Editora Chefe. Muitos não têm ideia do trabalho extraordinário que está por trás da publicação de cada periódico científico. É um esforço coletivo feito por autores, pareceristas e toda a equipe técnica da revista. Por isso é um motivo de grande alegria a publicação de cada novo número."

O Prof. Giovane Silveira destaca também que outro ponto que lhe chamou muita atenção neste período enquanto Secretário Executivo foi o fato de perceber que não são somente os alunos que são avaliados com provas, ou os graduandos ou pós graduandos com a defesa de seus tccs, dissertações ou teses por meio de bancas. Mas os próprios pesquisadores com reconhecimento regional, nacional e internacional também tem seus trabalhos avaliados quando submetidos a periódicos científicos. Em virtude disso o Prof. Giovane destaca que enquanto o ditado popular afirma que "a vida é um eterno aprendizado" na academia "a vida é uma eterna avaliação"!

Atualmente a Revista da ANPEGE está hospedada na página web dos periódicos científicos da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e pode ser acessada por meio do seguinte link: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/index

O Prof. Dr. Giovane Silveira da Silveira é docente efetivo no Curso de Ciências Econômicas e docente colaborador no Programa de Pós Graduação e Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos (PPGDRS), ambos na Unidade Universitária da UEMS em Ponta Porã. Também é líder do GEDAIS - Grupo de Estudo de Disparidades Socioeconômicas, cadastrado na CNPq e homologado pela UEMS. Atualmente está como Coordenador do Curso de Ciências Econômicas na gestão 2021-2023.

Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/3492498406984211

Grupo de Pesquisa: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1547227842957658

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7062-671X

BIACE
Todos os direitos reservados 2021
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora